Ilhéus integrada ao Programa Legados Sociais para a Copa

Qaulificação profissional é um dos benefícios
JBO Arquivo

A Escola Municipal Nucleada de Castelo Novo e o Bairro do Banco da Vitória, em Ilhéus, estão inscritos nos projetos Copa nas Escolas e Copa nos Bairros, do Programa Legados Sociais para a Copa 2014, promovido pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo (Secopa), em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e prefeituras municipais. Os ilheenses serão contemplados com cursos de qualificação profissional e ações socioeducativas, capazes de contribuir para a preparação do Estado rumo ao Mundial de 2014.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Ana Angélica Serafim, o projeto Copa nas Escolas deverá ser aberto em Ilhéus no próximo dia 19, com oficinas de teatro, gestão e esporte. Segundo a diretora, cerca de 60 alunos do Ensino Fundamental II, na faixa etária de 11 a 14 anos, irão participar das atividades. O projeto também vai ocorrer no Colégio Estadual Estado do Ceará, no Bairro Malhado. 

Já com relação ao projeto Copa nos Bairros, que será realizado com a comunidade do Banco da Vitória, uma nova reunião de mobilização também se encontra agendada para o dia 19. A primeira reunião entre as instituições promotoras do evento, a Seduc e lideranças do bairro ocorreu na última terça-feira, dia 6. “Já pudemos sentir o apoio e o desejo de participação no projeto por parte da comunidade local apenas na primeira reunião”, ressalta a diretora pedagógica.

Esporte e educação – Segundo o coordenador do Programa Legados Sociais pela Uneb, o professor Jean Afonso, a Bahia será uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, o maior evento esportivo e midiático do planeta. “E como não se pode falar em esporte sem falar em educação, planejamos uma maneira de integrar alunos e professores aos preparativos deste megaevento”, afirma.

Segundo o professor, para isso, o projeto Copa nas Escolas pretende levar as histórias do futebol brasileiro, dos grandes atletas do futebol baiano e da antiga Fonte Nova para dentro do ambiente escolar, como meio de reforçar junto aos estudantes baianos trajetórias esportivas que não podem ser esquecidas. “Em virtude dessa necessidade, estaremos montando exposições itinerantes nas escolas e disponibilizando palestras com técnicos, jogadores, autoridades e especialistas do mundo do futebol. Além disso, todo o material utilizado no projeto, repleto de textos e ilustrações, será desenvolvido especialmente para o público alvo”, completa o professor.

Municípios – Além de Ilhéus, a iniciativa também favorece os municípios de Salvador, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Camaçari, Mata de São João, Itaparica, Vera Cruz, Maraú, Morro de São Paulo,  Cairú, Porto Seguro, Itacaré, Vitória da Conquista, Juazeiro, Lençóis e Paulo Afonso.